sábado, 23 de março de 2013

USP inaugura a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Foi aberta a visitação ao público hoje  na Cidade Universitária, em São Paulo, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, edifício moderno de 20 mil metros quadrados, projetado pelos arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, com assessoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade de São Paulo (USP).

Entre as diversas obras da história brasileira, conta com uma primeira edição do Livro "O Mundo Coberto de Penas", riscado pelo próprio autor, Graciliano Ramos, alterando para Vidas Secas.

Saiba mais noticias no site. http://www.brasiliana.usp.br/node/504




Exposições, Rodrigo Trespach

O pesquisador Rodrigo Trespach tem exposto seu trabalho em diversas cidades, no Brasil e na Alemanha. Alguns trabalhos foram realizados em parceria com o fotógrafo Tiago L. Trespach.

A ideia inicial deste trabalho, segundo o pesquisador, teria surgido em 2008, na Facos, Faculdade Cenecista de Osório, instituição em que estudamos.

Vale a pena conferir o site do pesquisador.

http://www.rodrigotrespach.com/exposicoes/



Dica: Patrimônio Material e Imaterial, Quilombo São José da Serra

No município de Valença, RJ, ou também conhecido como Princesinha da Serra, nome dado por D. Pedro II, que costumava frequentar a cidade quando podia, ainda há uma comunidade que  preserva os costumes de um quilombo.
Acesse!
http://quilombosaojosedaserra.blogspot.com.br/



Patrimônio Imaterial, base legal - IPHAN


A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial e, também, ao estabelecer outras formas de preservação – como o Registro e o Inventário – além do Tombamento, instituído pelo Decreto-Lei nº. 25, de 30/11/1937, que é adequado, principalmente, à proteção de edificações, paisagens e conjuntos históricos urbanos. Os Bens Culturais de Natureza Imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Nesses artigos da Constituição, reconhece-se a inclusão, no patrimônio a ser preservado pelo Estado em parceria com a sociedade, dos bens culturais que sejam referências dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. O Patrimônio  Cultural Imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. É apropriado por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade.

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=10852&retorno=paginaIphan
Acesso em 23 de março de 2013.

Patrimônio Imaterial, Avenida Brasil, Passo Fundo, RS - VIDEO


O Museu Histórico Regional (MHR) e a UPFTV da Universidade de Passo Fundo (UPF) produzem o programa televisivo Momento Patrimônio. 
Segue o link do programa e um vídeo.

http://historiaupf.blogspot.com.br/2011/11/momento-patrimonio.html


Dica: Fazenda Santa Clara - Santa Rita de Jacutinga MG

Uma das regiões mais importantes no cultivo de café durante o período colonial e imperial.

http://www.turismovaledocafe.com/2010/12/fazenda-santa-clara-santa-rita-de.html
Acesso em 23 de março de 2013.



Importante!

Está em votação no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 37, também conhecida como “PEC da Impunidade”, que tira o poder de investigação dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. Caso seja aprovada, praticamente deixarão de existir investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos.

http://www.defender.org.br/impunidade-nao-mp-com-poder-de-investigacao-pec37/
Acesso em 23 de março de 2013.


Dica: Casa Léa Pentagna, Valença RJ

Postando uma dica de um de nossos internautas.

A Casa Léa Pentagna é parte importante da história da colonização italiana na cidade de Valença, município do estado do Rio de Janeiro que mais recebeu imigrantes italianos. A casa conserva até hoje as malas utilizadas pelos imigrantes na viagem até o Brasil. Localizada no centro de Valença, a casa possui 20 cômodos e um grande jardim (chácara).

http://www.portalvalencarj.com.br/casa-lea-pentagna/
Acesso em 23 de março de 2012.



Preservação Patrimonial em Santo Antônio da Patrulha, RS - IMAGEM

Tirado do grupo Preservação Patrimonial do Faceebook.
Fonte: Bianca Salazzar e Cacá Selistre




Dica: A preservação do patrimônio cultural e sua trajetória no Brasil - ARTIGO

Olá, segue a recomendação de um artigo que borda a trajetória de preservação patrimonial no Brasil.
Publicado na Revista de História e Estudos Culturais, em 2010.

http://www.revistafenix.pro.br/PDF23/ARTIGO_8_PAULO_CESAR_TOMAZ_FENIX_MAIO_AGOSTO_2010.pdf

sexta-feira, 22 de março de 2013

Patrimônio Material - Dalmo Vieira - VIDEO


Mais um vídeo da série de entrevistas realizadas pela TV Ufop sobre Patrimônio Material.
Dalmo Vieira - Diretor de Patrimônio Material do Iphan em 2010.


Dica: Não sabemos o que é o nosso patrimônio cultural - CRITICA

Não sabemos o que é o nosso patrimônio cultural

Por: JORGE LUIS STOCKER JR.


http://dzeit.blogspot.com.br/2013/02/nao-sabemos-o-que-e-o-nosso-patrimonio.html

Educação Patrimonial - VIDEO - Parte 1 de 2

Entrevista com Sonia Regina, para o I Forum Nacional do Patrimônio Cultural, que ocorreu em Ouro Preto - MG, em 2009. A entrevista foi realizada em conjunto com a TVUfop (canal da Universidade Federal de Ouro Preto).




O patrimônio cultural no discurso e na Lei - ARTIGO.pdf


O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Memória Tramandaiense

Compartilhado do Grupo Memória Tramandaiense do Facebook.





Patrimônio Histórico de Pelotas - VIDEO

Vídeo publicitário institucional sobre a preservação do patrimônio histórico de Pelotas, RS, criado para a disciplina de Vídeo Publicitário Institucional do curso de Publicidade e Propaganda da Ucpel.


E também usado para o trabalho de Produto Multimídia postado pelos alunos Leandro Gomes e Lúcio Barreto para a disciplina de Comunicação e Multimídia. 

DIREÇÃO E ROTEIRO: Leandro Gomes de Gomes
IMAGENS: Leandro Gomes de Gomes
EDIÇÃO: Fabricio Garcia.






Dica:

Bom dia, queremos compartilhar um blog que mostra fotos do Município de Santo Antônio da Patrulha, RS.

Sob a Autoria de Marcelo Fernandes, este blog trabalha com relações das construções do passado e do presente no município.

Confira!

Acesso em 22/03/2013

quinta-feira, 21 de março de 2013

Cultura e/ou Identidade Cultural - ARTIGO

Cultura e/ou Identidade Cultural

by  on 10 DE SETEMBRO DE 2012 · LEAVE A COMMENT

 Telmo Padilha Cesar*

Cultura e/ou Identidade Cultural

by  on 10 DE SETEMBRO DE 2012 · LEAVE A COMMENT

 Telmo Padilha Cesar*
Entre nascer e morrer todo ser humano deixa marcas diferenciadas e muito pessoais que vão ser reconhecidas além de sua existência. São marcas que marcam tempos, épocas e fazem diferenças, produzem cicatrizes em corpos e mentes, mudam pessoas, aprimoram futuros e ousam mudar o mundo. Marcas que podem estar na parede de uma caverna milenar ou na mão de alguém, hoje, servindo para falar e ouvir.
Ao criar e desenvolver novas formas de expressão, ao reproduzir e refazer artefatos, produtos ou mesmo a forma de fazer as coisas que recebeu já feitas como herança, esse único ser privilegiado pela inteligência se vê reconhecido e valorizado por aqueles que o cercam. Suas invenções, construções, ferramentas, instrumentos, arte, jeitos e gestos vão marcar cenhos, retorcer olhos e bocas, mas vão, ao mesmo tempo, estimular a criatividade nos cérebros de sua plateia.
Na verdade, se reprisa a mágica e a beleza da vida, pois tudo isso será repassado aqueles que virem depois. Descendentes, filhos, netos e todos os que tomarem a notícia, conhecimento do seu trabalho ou usufruir a alegria do seu convívio, da mesma forma que de antes, já aconteceu consigo. Esse modificado, mas conservado conjunto de saberes e fazeres repassados ao futuro através da memória, é o que podemos chamar de Cultura.
E a Identidade Cultural dos povos se forma, se fortalece, se desenvolve e se adequa a novos tempos pelas músicas tocadas, pelos cantos cantados, pelas danças dançadas, pelas receitas elaboradas e apreciadas no modo gente, criativo e social de viver.
Diferente dos atuais dias de tormento e da péssima qualidade de vida que assola grande parte da população mundial, aqueles que valorizam a comida da casa, o doce da avó, o toque de gaita ou do violão de seu avô, o barquinho do filho, a bruxinha de pano que brinca com a filha, são os que vivem como foi definido para os seres humanos: – em família, respeito e paz. Com lazer, alegria, inteligência, rodeados de valores puros e verdadeiros.
Se alguém pensa em promover, incentivar ou defender a Cultura, então deve começar em sua família, sua casa, sua rua, seu bairro, cidade e estado. É desse jeito que se vai ter País. É desse jeito que se vai ter respeito de uns pelos outros. É desse jeito que se vai compor como retalho, a colcha que abriga, enfeita e protege.
É assim que entendo, defino e curto Cultura. Para as outras definições que abarrotam páginas eu me despeço e me desculpo, usando esse texto como identidade.
*presidente da Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico

http://www.defender.org.br/cultura-eou-identidade-cultural
Acesso em 21/03/2013


Links das Imagens do Plano de Fundo


Segue os links usados para a confecção de nosso plano de fundo. 

Acessados em 20 de março de 2013.





quarta-feira, 20 de março de 2013

Vamos desenvolver um blog?


Com o objetivo de desenvolver em sala de aula uma metodologia que permitisse a integração e o uso das tecnologias da informática em sala de aula, pela professora Liane Saenger, foi proposta a atividade de criarmos um blog no qual deveríamos em duplas escolher um tema relacionado com a disciplina de História do Brasil II, e fazermos postagens de assuntos relacionados.

Em princípio pensamos  em demonstrar os conhecimentos obtidos na disciplina e também utilizar este espaço para oportunizar discussões sobre preservação patrimonial.

Criamos em forma de mosaico uma capa que pudesse de forma prévia inteirar os internautas da temática do nosso blog, a maioria das imagens nela representadas são dos patrimônios do Município de Santo Antônio da Patrulha, RS. 

A ideia de trabalharmos com esse tema surgiu da necessidade de lançar um novo olhar por parte dos nossos internautas a elementos do seu ambiente que merecem cuidado e respeito.
Esse blog, vai em suas postagens, buscar informações que deixem seus leitores mais atentos à questão de preservar imóveis, estátuas em praças públicas, ou até mesmo permitir que se abra à  observação desses espaços através de imagens. 

Esse exercício nos permitiu além da discussão em grupo do uso das tecnologias, a experiência adquirida da prática, pois em laboratório entramos diretamente em contato com o sites, fizemos a busca por imagens, ou seja, nos possibilitou o uso da internet, nesse caso um blog, como mais um caminho para o ensino de história.




Autoria: Deise Gimenes e Nelize Bopsin